O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) com sede em Idanha-a-Nova é uma Associação de Desenvolvimento Local, sem fins lucrativos fundada em 1992, que tem como objetivo de promover o desenvolvimento integrado do município de Idanha-a-Nova, nas suas vertentes, económica, social e cultural, designadamente na área da formação e qualificação profissional.  

É uma Entidade certificada pela DGERT desde 2006 que tem desenvolvido diversas tipologias de formação, entre elas, os Cursos EFA, Formações modulares certificadas, Formação para externos individuais e coletivos e Formação à medida. Desde 2006 que desenvolve formação financiada pelo FSE, alcançando índices positivos ao nível da execução física e financeira dos projetos.

O CMCD pretende que a sua oferta formativa seja direcionada aos públicos existentes, proporcionando  aos formandos, que a frequentem individualmente ou através da empresa onde trabalham, formação adequada e de qualidade, que lhes permita adquirir as competências necessárias ao desempenho das funções desempenhadas ou a desempenhar.

Neste sentido obteve a certificação em 2013, em 18 áreas de formação, passando a atividade formativa a ser orientada pelo manual de qualidade do CMCD.

A formação é planificada tendo por base o Diagnóstico de necessidades efetuado (questionários e estudos existentes), resultando no plano anual de atividades. As ações de formação são colocadas em funcionamento tendo normas muito bem definidas no manual de qualidade, assentando em bases sólidas, utilizando os métodos e instrumentos que julgamos mais eficazes pra a obtenção dos objetivos traçados.

Após a implementação das ações e dos projetos formativos, é realizado anualmente um Balanço de atividades com base na análise dos resultados obtidos.  Após essa análise são também identificadas e registadas as ações de melhoria continua , bem como as medidas corretivas a adotar.

 

Regras de funcionamento da atividade formativa

Regulamento de formação